Resenha | Anne de Green Gables ūüĆĺ

IMG_2853

“As boas estrelas se reuniram em seu hor√≥scopo e constitu√≠ram voc√™ de esp√≠rito, fogo e orvalho.” – Robert Browning

Anne de Green Gables √© o primeiro livro da cole√ß√£o que deu origem a famosa s√©rie da Netflix, Anne With an E. Eu tive o prazer de ler esse livro encantador antes de assistir a s√©rie, ent√£o nessa resenha n√£o teremos compara√ß√Ķes.

O romance de Lucy Maud Montgomery √© considerado um dos grandes cl√°ssicos da literatura canadense e j√° vendeu milh√Ķes de c√≥pias ao redor do mundo desde sua publica√ß√£o, em 1908.

Neste livro, a pequena Anne Shirley tem apenas 11 anos de idade, quando chega em Green Gables com seus cabelos ruivos desarrumados e suas vestes de segunda m√£o.

Ela é adotada acidentalmente por um casal de irmãos, que já idosos e cansados, procuravam por um menino para ajudar nas tarefas da fazenda. Porém, por um erro de terceiros, ao invés de um menino, Matthew e Marilla Cuthbert receberam Anne, completamente o oposto do que eles esperavam.

A jovem Anne é um sopro de ar fresco, não apenas para nós, leitores, mas também para os irmãos Cuthbert, que depois de muito debaterem, resolvem deixar a jovem fazer parte de sua família.

IMG_2862IMG_2864IMG_2865

No primeiro livro da cole√ß√£o, n√≥s somos introduzidos ao m√°gico mundo onde Anne habita. Cheia de imagina√ß√£o, ela v√™ o mundo de uma forma como ningu√©m mais v√™. E √© dessa forma √ļnica que tudo √© descrito, as paisagens, o mar al√©m das colinas, os pomares e as flores que desabrocham na primavera e partem no outono. Tudo √© simplesmente m√°gico e encantador em Anne de Green Gables.

A escrita, mesmo sendo refinada e contendo cita√ß√Ķes de obras antigas, √© leve e r√°pida. Como uma das maiores caracter√≠sticas de Anne √© sua tagarelice, temos p√°ginas e mais p√°ginas de mon√≥logos intensos sobre os mais diversos temas, al√©m de sonhos e nomes criativos para todas as coisas que existem. Esse livro te faz querer viver em uma fazenda no interior do Canad√°, em 1890, usando vestidos bufantes e gelando o leite no c√≥rrego (e eu nunca imaginei que ia pensar em viver nessa √©poca).

O livro começa quando a pequena Anne tem apenas 11 anos, e narra toda a sua trajetória, desde a adoção, contando com flashbacks de sua vida como órfã, até sua formação na escola, aos 16 anos.

Em 336 páginas, acompanhamos 5 anos da vida cheia de aventuras e cores de Anne Shirley. Suas amizades intensas, o amor que surge entre ela e sua nova família, seus sonhos e inseguranças, tudo que um pré-adolescente normal vive. Mas Anne não é uma pré-adolescente qualquer, e é isso que torna a leitura desse livro ESSENCIAL!

Não é justo classificar esse livro, então apenas direi que ele é perfeito, sem mais nem menos, e que não vejo a hora de trazer a resenha do segundo volume para vocês.

IMG_2868

Sobre a edi√ß√£o: O livro das fotos √© uma edi√ß√£o especial ilustrada do romance. Al√©m de todas as ilustra√ß√Ķes incr√≠veis e de decora√ß√Ķes em todas as p√°ginas, o papel ainda √© daqueles super macios e gostosos de folhear, que n√£o secam e n√£o grudam na m√£o.

Ele custou em m√©dia R$ 40 e super compensa por ser uma edi√ß√£o especial e por retratar em suas cores um pouco do que √© o universo narrado no livro. O √ļnico problema, na minha opini√£o, √© que o livro saiu com diversos erros de digita√ß√£o, como letras faltando e palavras erradas, o que √© uma pena, mas n√£o √© algo que influencia na leitura.

 

 

 

Deixe um coment√°rio

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Voc√™ est√° comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Voc√™ est√° comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Voc√™ est√° comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Voc√™ est√° comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s