Resenha | Then She Was Gone

“When I read a book it feels like real life and when I put the book down it’s like I go back into the dream.” ― Lisa Jewell, Then She Was Gone

Ano passado eu li um dos melhores suspenses da minha vida: The Night She Disappeared (2021) da autora Lisa Jewell. Depois daquela experiência arrebatadora eu enchi meu Kindle de livros da autora e finalmente tive a oportunidade de ler o primeiro.

Then She Was Gone (2017) não é nada como The Night She Disappeared… e não sei dizer se isso é bom ou ruim.

O livro conta a história da Ellie, uma adolescente de 15 anos que desaparece após sair de casa para estudar na biblioteca local. Mas o plot já vem nas primeiras páginas, quando antes de qualquer coisa já descobrimos que Ellie está morta. Assim, sem suspense, sem chance de final feliz: ela está morta.

Depois desse choque inicial eu passei a leitura toda pensando “meu Deus, se já sabemos isso, qual vai ser o plot da história?” e confesso que jamais esperaria pelo que a autora criou aqui. Ela mesma confessa nos agradecimentos finais que achou que a ideia pra esse livro era macabra demais, bizarra demais, e meus amigos… ELA É.

Não quero abrir muito da história, mas posso dizer inicialmente que o livro é separado em cinco partes, é narrado por quatro personagens diferentes, mas majoritariamente pela mãe da Ellie, Laurel Mack. O livro se passa 10 anos após o desaparecimento da Ellie, pouco depois de encontrarem seus restos mortais, e os capítulos narrados pela mesma são flashbacks.

Eu amei a Laurel como protagonista. Ela é determinada, madura, inteligente, não segue em nenhum momento o padrão de protagonista boba, inocente e fácil de enganar. Ela quer justiça pelo que aconteceu com a filha e vai fazer o que for necessário para descobrir a verdade. Da gosto de acompanhar.

Then She Was Gone é uma história de luto, superação, amor, mas pra mim é acima de tudo um retrato trágico de como uma pessoa perturbada pode acabar com a vida de dezenas de inocentes. Arrisco dizer que estou traumatizada e que não lerei outro suspense tão cedo!

Mas super recomendo, só se preparem para ficar com o estômago revirado e muita raiva.

Nota: ⭐⭐⭐

Deixe um comentário