Resenha | Espetacular: Uma novela da trilogia Caraval

“É um fato bem conhecido esta história contagiar os leitores com o espírito da Boa Festa e com sonhos de ser arrebatado.” ― Stephanie Garber, Espetacular

Ah se eu soubesse da existência desse livro no mês passado, seria a leitura perfeita pra semana do Natal, com um chocolate quente na mão e as decorações festivas, mas de toda forma é sempre bom sentir um pouco de espírito natalino fora de época, não é mesmo?

Espetacular (2023) é um livro bônus da trilogia Caraval; um especial de Natal. O livro tem 205 páginas (o que me surpreendeu demais porque li no Kindle em uma noite e achei que não tinha nem 100 páginas!) e se passa no Natal do primeiro ano do Império de Scarlett.

Na verdade aqui descobrimos que no universo de Caraval, no Império Meridiano, o Natal é chamado de Noite Feliz e não existe Papai Noel, as tradições e crenças são todas super diferentes, o que faz todo sentido já que estamos falando de um universo completamente distinto do nosso, onde deuses são criaturas cruéis e o cristianismo não existe.

O livro nos leva a uma nova aventura, onde acompanhamos Scarlett fazendo os preparativos para a grande festa da Noite Feliz que vai acontecer no palácio e Donatella vivendo o drama do século: O QUE DAR DE PRESENTE PARA LENDA?

A história gira, em sua maior parte, em volta de Tella e Lenda e o maior problema que eles sempre tiveram: a falta de comunicação. Lenda odeia a Noite Feliz, mas Tella acha que com o presente perfeito ela consegue fazê-lo mudar de ideia e parte nessa missão impossível. No meio disso tudo a querida consegue ser SEQUESTRADA e passa por maus bocados, tudo isso enquanto a festa rola solta em Valenda.

Se você tiver acabado de ler Finale, assim como eu, vai sacar rapidinho o que está acontecendo no livro, mas se não o final vai ser um plot twist bem bacana!

Não acho justo avaliar esse livro comparando com os outros três da série, mas é inevitável. Ele cumpre seu papel como uma novela especial de Natal, não é nada UAU a melhor coisa do mundo, mas é um bom presente pros fãs que estavam com saudade dessa turminha e desse universo.

Dito isso:  Nota: ⭐⭐⭐

Obs: se possível leiam a versão física porque o livro é todo ilustrado e depois de ver as fotos dele físico cheguei a ficar triste de ter lido no Kindle!

Deixe um comentário