Resenha | Antes Que O Café Esfrie

“Se fosse possível viajar no tempo, quem você gostaria de encontrar?” ― Toshikazu Kawaguchi, Antes Que O Café Esfrie

Antes Que O Café Esfrie (2022) do autor japonês Toshikazu Kawaguchi, é uma viagem nostálgica e aconchegante pela natureza humana. Explora os sentimentos, pensamentos e decisões do ser humano como nada que eu já tive o prazer de ler até hoje.

O livro conta a história de um pequeno e antigo café no Japão onde é possível voltar no tempo. O café chegou a ficar famoso devido a essa lenda, mas com o tempo os curiosos pararam de visitar o local devido as muitas regras para fazer a tal viagem.

Primeiro: para viajar no tempo a pessoa deveria estar sentada em uma cadeira específica;

Segundo: ela não poderia sair dessa cadeira enquanto estivesse no passado, se o fizesse seria automaticamente transportada de volta ao presente;

Terceiro: Nada que fosse feito ou dito no passado afetaria de qualquer forma o presente;

E por último a regra mais importante: o café servido ao viajante deveria ser terminado antes que o mesmo esfriasse. Caso contrário as consequências eram fatais.

Diante de tantas exigências e dificuldades e do fato confirmado de que nada feito no passado alteraria o presente, pouquíssimas pessoas se arriscavam nessa aventura. Porém, durante as 208 páginas desse livro, acompanhamos a história de quatro pessoas que se arriscaram…

Cada capítulo é destinado a uma dessas viagens e cada história é contada com tamanhos detalhes e profundidade que é praticamente impossível não se apegar aos personagens. Funcionários, proprietários e clientes são peças frequentes e chaves para o desenvolvimento da história, e cada capítulo entrelaça e aprofunda mais a história de cada um.

Antes Que O Café Esfrie é uma obra-prima. Um livro sensível, intenso, que me tirou boas lágrimas e suspiros, além de me guiar a reflexões muito importantes sobre nosso tempo nessa vida e como escolhemos gastá-lo.

Afinal, o passado pode ser imutável, mas as vezes nós precisamos ser lembrados de que o futuro só depende de nós.

Nota: ⭐⭐⭐

Um comentário sobre “Resenha | Antes Que O Café Esfrie

Deixe um comentário