Faculdade no Exterior

ImagemOlá! Então, hoje estou aqui para falar de vocês de outro velho sonho meu, que agora, já com alguma idade, comecei a pesquisar e procurar saber mais sobre o assunto, vou falar sobre faculdade no exterior.

Muita gente no mundo todo, sonha em fazer faculdade nas universidades dos EUA, principalmente as 8 da Ivy League: Universidade Brown, Columbia, Cornell, Dartmouth College, Harvard, Universidade da Pensilvânia, Princeton e Yale. Mas além dessas 8, que são as universidades mais caras e renomadas do mundo, ainda existem centenas de universidades nos EUA que proporcionam para seus alunos uma educação excepcional, e com um preço bem reduzido.

Vou passar para vocês um pouco do que eu pesquisei e um pouco do que eu assisti em vários vlogs sobre o assunto, mas também recomendo que se vocês também tem o sonho de fazer faculdade fora, pesquisem no Youtube “Faculdade/Universidade nos eua”, ou no país onde deseja fazer, pois lá existem vários vídeos legais e super explicativos.

Vamos começar, primeiramente eu descobri uma coisa básica, que até alguns dias eu não tinha nem ideia. Pra mim, faculdade no exterior era um bicho de sete cabeças, e tinha uma burocracia ENORME para ingressar em alguma, mas na verdade, você só tem, basicamente, que fazer uma prova para verificar se seu inglês é bom o suficiente para viver entre americanos, o teste que é cobrado pela maioria das universidades é o TOEFL. E então, depois de fazer o TOEFL, a unica coisa que você deve fazer é entrar nos sites das universidades, preencher o formulário de inscrição, checar se você possui todos os documentos pedidos no formulário, e se não tiver algum, ir correndo providenciar o mesmo (se eu não me engano, eles pedem a sua nota no TOEFL, pedem histórico escolar traduzido para o inglês, é claro, pedem comprovantes de qualquer atividades extracurriculares, e assim por diante).

Outra coisa muito importante que eu descobri, é que quanto mais atividades extracurriculares você tiver, mais chances de ganhar uma bolsa de estudos você tem. Que EUA não é igual a Brasil, todos já sabem, mas eu realmente não sabia que um serviço comunitário, ter uma banda na escola, jogar algum esporte, fazer teatro, entre outras atividades, poderiam influenciar tanto no quanto você vai gastar na sua faculdade. Além do mais, as universidades dos EUA avaliam você desde o primeiro ano do ensino médio, assim como avaliam os alunos do seu próprio país, então, se ainda der tempo, se esforce ao máximo para manter suas notas acima da média.

Esteja preparado para gastar. Sem bolsas de estudo, em uma faculdade considerada boa nos EUA, você vai gastar pelo menos 40.000 reais por ano, e outra, você não pisa fora do Brasil, sem mandar para a sua universidade uma carta do seu banco, provando que você tem todo esse dinheiro na conta (essa é a parte mais triste para pessoas com pouca renda, como eu), e essa carta é um dos documentos que as universidades mais exigem. Por isso é SUPER recomendado que vocês façam o que eu comentei anteriormente, façam cursos, serviços comunitários, esportes, qualquer coisa que vá te tornar um diferencial e chamar a atenção da faculdade, fazendo-a até, quem sabe, te dar uma bolsa de 100%.

Então, é basicamente isso, se você tem dinheiro, seja feliz e pague sua universidade com a maior facilidade do mundo, se não é, se esforce o máximo possível para ganhar alguma bolsa, e o mais importante, qualquer duvida, QUALQUER MESMO que você tiver, entre em contato diretamente com a sua universidade. Todas as universidades dos EUA tem um site correspondente, no qual você pode tirar dúvidas, pesquisar e conhecer mais sobre o lugar para onde você pretende ir.

E então é isso, já compartilhei um pouco desse sonho maluco (e difícil) com vocês, espero que se alguém também compartilha do mesmo sonho que eu, tenha tirado algumas das suas duvidas lendo esse post (por mais confuso que esteja hahah)!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s