“Maior Idade”

largeAs pessoas em sua grande maioria tem uma visão muito destorcida do que é realmente a “maior idade” e de quando ela realmente chega na vida de uma pessoa.

A maior idade, consiste basicamente em quando uma pessoa se torna responsável pelos seus próprios atos, toma suas próprias decisões e na maioria das vezes começa a trabalhar para ter uma forma de sustentar a si mesmo, mas, o que muitas pessoas não avaliam, é que na maioria dos casos isso ocorre muito antes dos 18 anos de idade.

Hoje em dia, aos 14 anos um adolescente já pode arrumar um emprego, se tornando assim, consequentemente, responsável pelo menos por uma boa parte de suas próprias despesas. Nesse emprego, essa “criança” provavelmente já terá centenas de obrigações, tarefas e atividades que dependem totalmente dela, para o empenho de todo um grupo, de toda uma empresa.

No inicio desse ano, eu compartilhei com vocês minha experiencia de primeiro emprego, mas só agora, 6 meses depois, finalmente finalizei a parte teórica do trabalho, e a alguns dias ingressei na pratica. Podemos dizer que nesse momento, você começa a se sentir “maior de idade”. Você sente o peso das suas escolhas e de suas responsabilidades, vê que diversas pessoas estão contando com você para diversas coisas, e isso é bom, em partes, pois te faz sentir mais seguro, mais prestativo, menos inútil.

Além do mais, em casos como o meu, por exemplo, as vezes a única coisa da qual você ainda dependera de seus pais após sair de casa para trabalhar e trilhar um futuro profissional, será aquela assinatura em um contrato, a presença em uma reunião de pais na escola, e aquela mão na roda para pagar as contas da casa, como água, luz e telefone. Mas no mais, você vai poder se virar com tudo. Vai estar agindo por si mesmo, vai cuidar de si mesmo, pagar suas contas, se auto gerenciar, ser maior de idade, de uma forma completamente ‘ilegal’.

Isso muitas vezes é ser muito mais “maior de idade” do que as pessoas que realmente tem mais 18 anos, muitas das quais não se responsabilizam pelos seus atos, agem sem pensar e até vivem totalmente as custas dos pais. Mas afinal, nesses tempos de hoje, qual o verdadeiro conceito de “maior idade”?

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s