Intercâmbio ou faculdade? Como tomar a decisão?

Oooooi! Tudo bem com vocês? Eu espero que sim!

Quem me acompanha a algum tempo já sabe que tenho quase tudo preparado para fazer um intercâmbio ano que vem, já que me formo no ensino médio nesse ano de 2015, mas o que acontece é que nos últimos meses uma dúvida cruel esta pairando sobre meus pensamentos: devo ir para os EUA antes ou depois de fazer faculdade, e vale a pena fazer faculdade?

Ano passado eu decidi fazer esse intercâmbio (pra quem não sabe sobre qual intercâmbio eu estou falando, tem post falando sobre ele AQUI) por alguns motivos específicos.

1º: porque ainda não tinha me decidido sobre o curso que queria fazer na faculdade (e devo admitir, esse foi um dos principais fatores);

2º: porque como sempre sonhei morar nos EUA, pensei que talvez perdesse anos aqui no BRA fazendo faculdade, sendo que depois, lá, ela não valeria de nada;

3º: porque achei melhor a ideia de ir para os EUA pra ver se é realmente o que eu imagino, primeiro, e se não for, ai sim voltar e investir com fé em uma profissão aqui.

Se você for avaliar bem, esses são bons motivos para decidir fazer intercâmbio antes da faculdade, mas para os meus pais, tudo ainda é muito novo e como eles não acham de forma alguma que eu conseguiria de alguma forma fazer uma faculdade no exterior ou até mesmo conseguir um emprego, pra eles o fato de eu não querer entrar em uma faculdade ano que vem é o FIM DO MUNDO.

Minha decisão esta tomada, meu coraçãozinho dói em pensar em deixar minha família pra trás, meu namorado, deixar minhas duas crianças queridas (meu irmão e minha sobrinha) para cuidar das crianças de outra pessoa, deixar de abraçar, beijar, apertar, deixar de ver o primeiro dia do meu irmão na escola ou os primeiros passos da minha sobrinha, sei que isso tudo vai ser MUITO, mas muito difícil, mas todo sonho tem um preço, e o meu vai ser esse, vai ser economizar todos os anos para poder vir em toda oportunidade para ver os meus amores.

Meus conselhos pra quem tem o mesmo sonho que eu são:

Não importa qual seja a sua idade, comece IMEDIATAMENTE a economizar dinheiro, porque o tempo passa rápido, e aquela saia que você comprou com o seu salário do mês passado, jamais vai te levar a lugar nenhum;

Pesquise, corra atrás de todas as informações possíveis, não importa qual intercâmbio você queira fazer, se é o mesmo que eu ou não, apenas corram atrás de pessoas com experiência, pessoas que possam te dar uma opinião concreta;

Pese bens as suas decisões. Se você realmente acha que poderia ter uma vida normal, tranquila e feliz aqui no BRA mesmo, casar, ter uma profissão incrível e viajar o mundo depois, e se você não se importa tanto com os milhões de problemas que sobrecarregam o nosso país, fique, se forme, e depois vá e tente algo novo, é claro que você sempre vai correr o risco de gostar mais do outro país e depois se arrepender até o fim da vida por ter gastado fortunas na faculdade, mas pelo menos você tentou. Agora, se você sabe que seu coração não vai parar até chegar lá, corre atrás, se joga, nunca abandone os seus sonhos, e se nada der certo, volte, se forme, a vida brasileira ainda estará aqui esperando por você.

As intercambistas youtubers dizem: se formem antes! Mas elas todas estão voltando, ou seja, se você não quer voltar, não vá pelos conselhos de quem voltou, e sim de quem ficou. Vou deixar aqui embaixo o canal de uma menina que decidiu ficar, e não se arrepende de forma alguma.

A Marthinha, do blog NY and About, foi pelo intercâmbio que eu vou fazer, e seguindo todos os passinhos da minha lista de objetivos, trocou de visto, se formou por lá e esta lá até hoje. Taca-lhe pau Martha!

Eu espero que vocês tenham gostado e boa sorte com a sua decisão!

Anúncios

2 comentários sobre “Intercâmbio ou faculdade? Como tomar a decisão?

  1. Nossa eu estou exatamente na mesma situaçao que você, minha matricula na universidade esta feita e eu estou as portas do meu intercambio e ainda não decidi o que fazer primeiro hahahah boa sorte pra nós duas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s