Eu li: Convergente (Veronica Roth)

convergente1Ola, tudo bem com vocês? Eu espero que sim, porque comigo não esta.

A exatos dez minutos atrás (no dia em que escrevi essa resenha, no caso, dia 14) terminei a leitura do livro que eu mais demorei pra ler na vida. Foram 4 meses abrindo na página 448 e fechando novamente depois de ler alguns parágrafos. Por que? Nunca descobriremos ao certo, mas provavelmente eu estava tentando fugir da dor evidente que eu sabia que o final desse livro me faria sentir. E da tristeza que ele podia acarretar.

Começando do princípio, Convergente é o terceiro e último livro da trilogia Divergente, da qual dois livros, Divergente e Insurgente, já ganharam adaptações para o cinema.

A saga conta a história de Beatrice “Tris” Prior, que vive em uma cidade divida em facções, na qual cada facção exerce uma atividade diferente. Você pode saber mais detalhes sobre os início da história lendo as resenhas (digamos assim, bem antiguinhas) de Divergente e Insurgente.

Enfim, indo para o que realmente importa. Quero começar dizendo que eu sempre achei os três livros da saga muito parecidos, e a não ser por alguns fatos isolados eu poderia perfeitamente confundir um com o outro.

O terceiro livro foca no fim das facções, no início da ditadura dos sem facções e da guerra contra os Leais às facções. Mostra finalmente o que existe do lado de fora dos muros e se eles realmente são os únicos seres humanos que sobraram da guerra.

Depois de anos vivendo com a divergência entre eles, Tobias e Tris finalmente descobrem o que realmente significa ser divergente e o que os faz diferentes de todos os outros.

O livro é sofrido e dolorido do início ao fim, com uma enfase gritante de sofrimento, angustia, desespero, dor e lágrimas a partir da página 490. Entre todas as perdas, todos os momentos ruins que já passamos ao lado dos protagonistas nos dois livros anteriores que só serviram pra nos mostrar como a vida pode ser pior do que ela realmente é, conseguimos superar tudo isso no último livro.

Mas não se desanimem, porque migrando para a nova coleção, Quatro, o final nos guia para um mundo melhor, onde o sol vai brilhar finalmente e iluminar o caminho dos nossos personagens queridos, que nunca tiveram uma demonstração da verdadeira felicidade. No fim, descobrimos que a vida, mesmo com toda a dor e o sofrimento, vale a pena ser vivida, e que não importa o quão destroçado você esta, sempre há tempo de seguir em frente e se reconstruir.

Eu levei 4 meses pra finalizar a leitura, e confesso que não me arrependo, tive tempo pra digerir o que eu já sabia que estava por vir, tempo pra chorar e abraçar o livro quando ele finalmente acabou.

A trilogia Divergente foi de forte impacto na minha concepção de vida, me fez enxergar que não importa qual seja o problema pelo qual estejamos passando, não é tão ruim assim, e pelo menos temos as pessoas que amamos ao nosso redor, em um mundo o mais próximo do justo possível, onde pelo menos achamos que sabemos tudo que nos cerca e não somos privados de nada.

Obrigado Veronica Roth, por me fazer chorar com mortes incessáveis, fique bem claro que te odeio por ser tão fria e calculista, e por não se importar com o coração dos leitores. Obrigado por nos permitir entrar na sua mente, e conhecer a Tris, o Tobias, a Cara, o Zeke, o  Uriah, o Peter, o Caleb, a Evelyn, a cidade de Chicago com suas facções. Obrigado por nos permitir conhecer esse mundo incrível que antes só existia dentro da sua mente.

Se eu recomendo Convergente pra vocês? Sim, é claro, mas vão com calma, desacelerem, leiam um livro em janeiro, o outro em julho e deixe Convergente lá pra dezembro. E ai tudo ficará bem hahah

Beijos!

 

ps: eu gostaria de ter tirado fotos mais elaboradas, mas terminei o livro anteontem e ontem no meio da tarde tive que sair de surpresa e tirei as fotos na corrida. Sorry 😦

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s